Curiosidades de Pelotas: confira 7 fatos sobre a cidade 1


Pelotas tem praia? Qual a origem do nome da cidade? E dos seus deliciosos doces? Saiba as respostas para essas e outras perguntas sobre a cidade.

Para lembrarmos de curiosidades de Pelotas, precisamos pensar um pouquinho.

Afinal, a cidade é o berço da Casarão, nossa casa há quase 50 anos. Tudo aqui é tão familiar que é difícil pensar nas particularidades e costumes de Pelotas como curiosidades.

Respondemos um agradecimento com “Merece!” com tanta naturalidade quanto qualquer gaúcho toma um chimarrão e qualquer brasileiro come um prato de arroz e feijão.

Mas, como atendemos muita gente de outras cidades que vem viver em Pelotas, conseguimos pegar emprestada a perspectiva dos forasteiros.

Com base nisso, assim como contamos fatos curiosos sobre Santa Maria em outro post, agora listamos algumas curiosidades de Pelotas. Confira!

1. Primeiro o básico: a geografia de Pelotas

Pelotas fica na metade sul do Rio Grande do Sul. É considerada uma cidade média, com cerca de 340 mil habitantes, e uma das capitais regionais do Brasil.

É distante 250 km de Porto Alegre e 140 km da ponte que conecta Jaguarão com Rio Branco, no Uruguai. Ou seja, em duas horinhas de carro você chega em outro país! Até o Chuí, o extremo sul do Brasil, são 260 km.

Outra curiosidade geográfica de Pelotas é que a cidade fica junto à maior lagoa do Brasil, a Lagoa dos Patos, e muito próxima da segunda maior, a Lagoa Mirim.

2. Pelotas tem praia, sim!

Você também acha que uma cidade ganha muitos pontos quando tem praia? Se a resposta é sim, pode somar uns pontinhos a mais para Pelotas.

Banhada pelas águas calmas da Lagoa dos Patos, a Praia do Laranjal é um dos paraísos da cidade. Você pode saber mais sobre ela lendo o post Pelotas tem praia? Conheça o Laranjal e outros balneários pelotenses.

3. Pelotas foi a cidade dos “barões do charque”

O século 19 foi um momento de muita prosperidade em Pelotas. A cidade tinha uma grande importância no fornecimento de carne para o resto do país.

A produção ocorria nas charqueadas: fazendas onde se fazia charque, um tipo de carne-seca, preparada desse modo para conservar o alimento por mais tempo — afinal, não havia geladeira na época.

Hoje, o charque não representa mais uma fatia significativa do PIB, mas é possível visitar as antigas charqueadas, locais repletos de história.

4. Pelotas é a Capital Nacional do Doce

Além da carne-seca, Pelotas é conhecida pelos seus doces. Aliás, a história dos dois produtos se mistura.

Os navios de charque enviados para o Nordeste traziam de volta grandes quantidades de açúcar. A partir daí, passou-se a produzir intensamente doces com influência de receitas portuguesas.

Essas gostosuras podem ser provadas em qualquer época do ano, nas docerias da cidade, mas em especial em junho, quando ocorre a Feira Nacional do Doce (Fenadoce).

5. Pelotas não é “bolas” em espanhol

OK, a tradução da palavra “bolas” para o espanhol de fato é pelotas. O que queremos dizer é que a origem do nome da cidade não é essa.

Antes Freguesia de São Francisco de Paula, Pelotas ganhou o nome em homenagem às embarcações forradas com couro, que eram usadas para atravessar os rios na época das charqueadas e assim eram chamadas.

6. Em Pelotas, “De nada” é “Merece”

Quem vem de outro estado tem um longo período de adaptação ao “gauchês” pela frente, que envolve compreender a sutileza do “capaz” e as dezenas (quiçá centenas) de entonações e aplicações do “bah!”.

Mas Pelotas — e região — tem algumas particularidades vocabularísticas próprias, que podem deixar confuso até mesmo um gaúcho de outra parte do estado.

Uma das principais é o “Merece!” como resposta a um agradecimento, em vez do mais conhecido “De nada!”. Simpático, não?

7. Pelotas tem muitos cafés

Para encerrar a lista, a sétima curiosidade é para agradar os amantes da cafeína: não faltam opções de cafeterias na cidade, em todos os estilos e para todos os gostos.

Conheça os preferidos da Casarão lendo o post Café em Pelotas: 20 cafeterias que você precisa conhecer.

Gostou de ler sobre as curiosidades de Pelotas?

Se a sua dúvida é mais prática, do tipo qual o melhor bairro para morar ou qual o custo de vida da cidade, temos conteúdos especiais sobre esses temas. Confira abaixo e boa leitura!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Um pensamento em “Curiosidades de Pelotas: confira 7 fatos sobre a cidade