Passou na UFPel ou UCPel? A gente ajuda a achar seu novo imóvel


Uma das coisas legais sobre Pelotas é que a cidade tem duas grandes universidades: a UFPel e a UCPel.

UFPel é a Universidade Federal de Pelotas, criada em 1969. UCPel é a Universidade Católica de Pelotas, a instituição de ensino superior mais antiga do interior do Rio Grande do Sul, criada em 1960.

As duas se destacam principalmente por seus cursos de Medicina, que formam médicos competentes para atuar em todo o Brasil.

Se você é um futuro médico, uma dessas universidades (ou ambas!) está no seu radar para o próximo vestibular e você mora longe de Pelotas, temos uma ótima notícia: você pode ser aprovado e até escolher o lugar onde vai morar sem sair da sua cidade!

Vestibular da UFPel: ingresse com a nota do Enem

Na UFPel, o ingresso pode ser feito pelo Sistema de Seleção Unificada do Ministério da Educação, o SiSU.

É bem simples: os candidatos se classificam para as vagas de acordo com suas notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Assim, tanto faz se o estudante fez o Enem em Juazeiro do Norte-BA, Piracicaba-SP ou Santarém-PA. Se o desempenho for suficiente para a vaga desejada, ele ingressa na UFPel sem precisar pisar em Pelotas antes.

Vestibular da UCPel: prova online para ingresso na Medicina

A UCPel também tem o resultado do Enem como uma das formas de ingresso. Basta comprovar a nota, juntamente com a documentação exigida, no momento da matrícula — que é feita de forma online.

No caso do curso de Medicina, o mais concorrido da UCPel, a forma de ingresso é diferente: uma prova online, com questões objetivas e redação. Ou seja, o estudante também não precisa estar em Pelotas para participar da seleção.

Basta que ele instale um programa em seu computador e acesse o sistema uma hora antes da prova começar, para realizar a captura de imagem do documento de identidade e do rosto. Durante a prova, não é permitido sair da frente da câmera e nem dividir o ambiente com outra pessoa.

Encontre seu futuro lar enquanto espera o resultado!

Bom, você já viu que pode ser aprovado e se matricular nas principais instituições de ensino superior de Pelotas sem sair de casa.

Quando começarem as aulas na UFPel ou UCPel, a história é outra: você terá que estar presente de carne e osso.

Antes disso, é bom que já esteja acomodado na cidade, e aí temos outra facilidade para apresentar: a possibilidade de alugar um imóvel sem sair de casa.

A Casarão Imóveis garante uma jornada de locação totalmente remota:

  1. Procura do imóvel no site da Casarão, filtrando por localização, valor, tamanho e outras características.
  2. Confere fotos e faz um tour virtual 360º e uma chamada de vídeo por WhatsApp com um host da imobiliária que vai até o imóvel.
  3. Aluga sem fiador, facilitando o processo de locação.
  4. Assina o contrato digitalmente, com o sistema Autentique, totalmente seguro e ágil.

Se você quiser saber mais sobre a jornada digital de locação, leia o post Aluguel digital do início ao fim.

Com todas essas facilidades, só falta mesmo decidir em que bairro morar em Pelotas. E também podemos ajudar nisso! Confira o quiz Onde Morar em Pelotas.

Para finalizar, uma última dica de leitura para os futuros pelotenses: Como é viver em Pelotas: cidade com o melhor de dois mundos.

Aguardamos você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *