Custos de morar sozinho para estudantes vai muito além do aluguel


Uma nova vida espera o estudante que deixa o conforto do seio familiar para explorar a vida universitária. Antes da mudança se consolidar, ele deve planejar os custos de morar sozinho para não ser pego de surpresa.

Quando um estudante ou pai de estudante pergunta quanto custa morar sozinho, geralmente ele está mais interessado em conhecer o preço para alugar um imóvel próximo à universidade.

É verdade que o aluguel é a despesa mais significativa, mas os custos de morar sozinho vão além, e é sobre isso que vamos falar aqui.

Quais os custos de morar sozinho?

Está prestes a sair da casa dos pais e começar a sua jornada independente? Confira as principais despesas que você vai ter!

Custos de largada

Segundo a Lei do Inquilinato, o imóvel deve ser entregue ao inquilino em um estado que sirva “ao uso a que se destina” e o proprietário responde pelos defeitos anteriores à locação. Ou seja, o novo morador não deverá gastar com reformas e reparos no imóvel.

Mas há uma série de outros custos iniciais, a começar pelo frete da mudança. Se já tiver móveis, eletrodomésticos, utensílios e peças do enxoval para levar à nova casa, ótimo — se não, esses itens têm de ser comprados.

Por fim, tem a categoria dos itens de decoração, para deixar o novo lar com a sua cara. Para isso, no entanto, não precisa ter pressa — você pode decorar a casa com calma, ao longo do tempo.

Aluguel

O gasto com aluguel pode variar bastante, dependendo da localização, do tamanho do imóvel, de quão novo é o prédio, se é mobiliado ou não…

Mas você pode conferir o valor exato pesquisando. Para conhecer imóveis disponíveis para locação em Pelotas e Santa Maria, faça uma busca no site da Casarão Imóveis.

Lembrando que, para economizar, você pode dividir o aluguel de um apartamento maior com seus colegas.

Energia, água e gás

Esses são gastos que variam de acordo com o uso. Alguém que passa a maior parte do dia fora de casa, por exemplo, vai gastar menos. Mesmo que essas despesas representem uma fração do custo do aluguel, poupar é sempre uma boa ideia.

Internet

Nossa vida é tão digitalizada que a internet virou praticamente uma despesa básica, na mesma categoria da energia elétrica. Você vai encontrar planos de internet residencial a partir de R$ 70 mensais, mas o preço sobe quando a velocidade contratada é maior.

Há ainda a possibilidade de contratar combos, assinando ao mesmo tempo internet residencial, plano de telefonia móvel e TV por assinatura.

Supermercado

Essa é, talvez, a categoria que mais pode variar de pessoa para pessoa. Você pode ir ao supermercado e querer tudo do bom e do melhor ou fazer pesquisas de preço e escolhas mais conscientes.

Dois exemplos: 1) a carne de frango é bem mais barata que a carne bovina; 2) embalagens maiores são mais econômicas considerando o preço por unidade, peso ou volume.

Imprevistos

Há ainda aqueles gastos que não tem como prever. Por exemplo: a torneira da pia do banheiro estragou e você vai precisar dos serviços de um bombeiro hidráulico.

É um custo bem variável, porque em um mês pode não ocorrer nenhum imprevisto e, no outro, duas despesas que não eram esperadas.

Mas atenção: há reparos de responsabilidade do proprietário ou do condomínio, como um vazamento resultante do desgaste natural do encanamento, e não do uso do inquilino.

Gastos adicionais

Por fim, há despesas supérfluas, aquelas sem as quais seria possível continuar vivendo sozinho sem problemas.

Por exemplo, você pode pagar uma diarista para fazer uma limpeza de vez em quando — ou assumir a faxina por conta própria.

Cinema, balada, ingressos para shows, idas a bares, refeições em restaurantes e assinatura de plataformas de streaming são outros exemplos.

Apesar de não serem essenciais, são elementos que colaboram com a qualidade de vida do estudante e, por isso, é importante prever um pedaço do orçamento para eles.

Entendeu quais são os principais custos de morar sozinho? Se ficou com alguma dúvida, deixe um comentário abaixo. Está procurando um imóvel para alugar em Pelotas ou Santa Maria? Entre em contato com a Casarão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *