Dicas de decoração e organização para o novo lar de um estudante


A mudança para um novo lar tem dois lados. Um é o lado estressante, pois há muitos detalhes para se preocupar. O outro é o lado empolgante, pela vida nova que se abre — especialmente no caso dos jovens estudantes que vão morar sozinhos para iniciar sua jornada universitária.

Um dos aspectos do lado empolgante é que a nova casa funciona como um quadro em branco. E nós, da Casarão, temos algumas dicas de decoração e organização para ajudar você a pintar essa tela.

5 dicas de decoração e organização para o seu novo lar!

Antes de apresentarmos as dicas, vale destacar um conselho que vale para todos os futuros lares da sua vida: siga o seu coração.

Em vez de decorar a casa com o estilo da moda ou seguir cegamente recomendações de pessoas próximas, enfeite e organize o seu lar de acordo com a sua identidade. É você que precisa gostar e se sentir confortável nele.

Agora, vamos às dicas!

1. Cantinho para estudar

A vida de universitário costuma ter muitas festas e jantinhas com os amigos, mas a prioridade é o estudo.

Planeje um canto na sua casa para essa finalidade: com uma mesa, uma cadeira confortável e boa iluminação. Quanto à decoração, menos é mais, o que facilita a arrumação e minimiza as distrações.

2. Brinque com as cores

No lugar reservado para os estudos, o ideal é usar branco ou cores leves, como tons pastéis, para que o ambiente não tenha um ar pesado e cansativo. Nos demais cantos, você pode brincar com as cores do jeito que achar melhor.

Uma sala com paredes e móveis pintados com cores alegres e contrastantes dá um clima descontraído que combina com a casa de um estudante. Mas cuide para não exagerar, mesclando o colorido com o sóbrio.

3. Lousa ou quadro branco

Outra coisa que combina bastante com a casa de um estudante é a lousa, que serve para dois propósitos:

  1. Registrar os compromissos, provas e rotina de estudos
  2. Dividir as tarefas da casa, no caso dos estudantes que compartilham a mesma casa

Há quadros brancos que podem ser pendurados na parede, ou então tintas e papéis de parede que cumprem a função de lousa e deixam o lar ainda mais descolado.

4. Aproveite bem o espaço

A maioria dos estudantes vive em apartamentos com metragem pequena. Se esse for o seu caso, há alguns macetes para valorizar o espaço.

Um deles é usar móveis funcionais, como cama baú e canto alemão (com um assento que serve como banco e espaço de armazenamento ao mesmo tempo).

Outro macete é abusar das prateleiras, armários suspensos e ganchos para aproveitar o máximo possível o espaço morto das paredes.

5. Decoração afetiva

Escolha itens de decoração que signifiquem algo para você. Presentes de pessoas queridas ou objetos adquiridos em viagens, por exemplo, trazem lembranças que são sempre bem-vindas.

Em vez de quadros genéricos com frases motivacionais batidas em inglês, pendure na parede suas fotos preferidas ou procure por imagens de obras ou paisagens locais, para ir se ambientando à nova cidade.

Dica bônus: siga o Pinterest da Casarão Imóveis

Para finalizar, uma dica extra: buscar inspiração.

Pensando em facilitar essa procura por referências, a Casarão Imóveis criou um perfil no Pinterest, uma rede social de compartilhamento de fotos que funciona como um quadro de inspirações.

Lá, você encontra imagens com ideias para organizar a decorar a cozinha, quarto, sala, home office, lavanderia, banheiro, hall e varanda.

Siga a Casarão Imóveis no Pinterest e confira!

O que achou das nossas dicas de decoração e organização para estudantes? Se gostou, compartilhe o conteúdo com seus amigos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *