5 curiosidades sobre Santa Maria, o coração do Rio Grande 5

cidade de santa maria

Com uma população estimada em mais de 280 mil habitantes, Santa Maria está entre as principais cidades do Rio Grande do Sul.

Lá fica uma das unidades da Casarão Imóveis. Portanto, temos conhecimento de causa quando afirmamos que Santa Maria é um lugar hospitaleiro, que recebe muito bem quem vem de fora.

Isso vale tanto para quem vem morar na cidade quanto para quem faz uma visita. Seja qual for o seu caso, separamos algumas curiosidades para você conhecer melhor o município.

Confira!

1. Santa Maria é o coração do Rio Grande

A cidade é chamada de o coração do Rio Grande. Se você observar o mapa do estado, a razão do apelido fica clara: Santa Maria está na região central, sendo o município mais populoso dessa área.

Veja como as distâncias de Santa Maria para vários pontos importantes do estado, mas que ficam em direções opostas, são parecidas:

  • 288 km até Porto Alegre
  • 293 km até Pelotas
  • 242 km até Santana do Livramento (fronteira com o Uruguai)
  • 295 km até São Borja (fronteira com a Argentina)
  • 292 km até Frederico Westphalen (próximo à fronteira com Santa Catarina)

2. Santa Maria é a cidade do xis

Que o xis — versão gaúcha do hambúrguer — é um dos lanches típicos do Rio Grande do Sul, todo mundo já sabe. Mas você sabia que Santa Maria é considerada a cidade do xis?

Na verdade, há um embate entre dois municípios, porque Canoas também pleiteia o título. Para fugir da polêmica, podemos dizer que as duas cidades são referências quando o assunto é xis.

O fato é que esse sanduíche é bastante consumido e facilmente encontrado em Santa Maria. Seja nos trailers de rua ou nas lancherias, comer um xis está entre os principais hábitos dos santa-marienses.

Considerando isso e lembrando do apelido do item 1 desta lista de curiosidades, que tal provar um xis coração em Santa Maria?

3. Santa Maria tem pastéis tamanho família

Além de se destacar pelo xis, uma tradição que é disseminada por todo estado, Santa Maria também oferece aos moradores e visitantes o pastelão.

É um lanche consumido principalmente na Casa do Pastel e no Pastelão. Segundo o gerente da unidade Santa Maria da Casarão, Daniel Zambarda, esses estabelecimentos fazem pastéis enormes, que alimentam de duas a três pessoas.

“É uma especialidade que a gente não encontra em outras cidades, é diferente. Quem vem pra Santa Maria tem que acabar comendo o pastelão”, sugere.

4. Santa Maria tem os fósseis de dinossauros mais antigos do mundo

Santa Maria está repleta de sítios paleontológicos: locais onde são conservadas quantidades significativas de fósseis.

A Formação Geológica de Santa Maria foi reconhecida, recentemente, pela revista Guinness World Records como o local com os fósseis de dinossauros mais antigos do mundo. Eles viveram em 22 municípios da região central há 233 milhões de anos.

Para que a população conheça melhor essa história, o Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica da Universidade Federal de Santa Maria (CAPPA/UFSM) busca investimentos para executar um projeto para a construção de um museu de paleontologia.

5. Santa Maria é uma cidade universitária

Por último, mas não menos importante, temos que mencionar o fato de Santa Maria ser uma cidade muito voltada para o ensino superior.

A principal das instituições de ensino da cidade é a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que tem quase 30 mil alunos, um número bastante expressivo a nível nacional.

Mas também tem a Faculdade Integrada de  Santa Maria (Fisma), Faculdade Metodista de Santa Maria (Fames), Faculdade de Direito de Santa Maria (Fadisma), Faculdade Palotina de Santa Maria e Universidade Franciscana (UFN) e o câmpus Santa Maria da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra).

Com tantas instituições de ensino, Santa Maria tem uma grande população jovem e, principalmente por conta da UFSM, recebe muita gente de outras cidades, estados e até países.

Gostou de saber mais sobre Santa Maria? Se você acha que ficou faltando alguma curiosidade, deixe um comentário abaixo!

Para conhecer ainda melhor o coração do Rio Grande, confira os conteúdos abaixo:


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 pensamentos em “5 curiosidades sobre Santa Maria, o coração do Rio Grande