Aqui tem um lugar pra você

Conheça o perfil dos bairros de Santa Maria 6


Conhecer o perfil dos bairros de Santa Maria é um bom ponto de partida se você está planejando morar na maior cidade da região central do Rio Grande do Sul. Seja qual for a localização escolhida, com certeza você será bem recebido, pois estamos falando de um lugar hospitaleiro, jovem e com boa energia, acostumado a receber gente de fora.

Enquanto a área total do município é imensa (1,78 mil km², entre as maiores da Região Sul do país), o centro urbano de Santa Maria é bastante concentrado. Mesmo assim, há algumas diferenças entre os bairros. Informando-se antes para escolher bem, você vai aproveitar melhor a vida na cidade.

Principais bairros de Santa Maria

Santa Maria é considerada uma cidade universitária, principalmente por conta da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A instituição tem 28 mil alunos, advindos de vários cantos do estado, do país e do continente. Para eles, na hora de escolher onde morar em Santa Maria, a grande dúvida é entre o Camobi e os bairros mais centrais.

Quem não estuda na UFSM também pode considerar o Camobi um bom lar. Afinal, é o bairro mais populoso do município. Além da universidade, ele também abriga a base aérea e o aeroporto. A seguir, falaremos mais sobre o perfil desse e de outros bairros de Santa Maria para ajudar na sua escolha.

Centro

Como em qualquer outra cidade, o centro é o bairro com o maior número de opções em serviços como supermercados, agências bancárias, farmácias e restaurantes. E também com boas alternativas de transporte coletivo para outros pontos da cidade. Para quem gosta de movimento e quer morar em um apartamento, é uma boa opção.

É o lugar ideal para quem estuda em outra instituição de ensino de Santa Maria, a Universidade Franciscana (UFN, antiga Unifra). A UFN também possui prédios no bairro Nossa Senhora do Rosário, próximo do Centro, sobre o qual falaremos mais adiante.

Bonfim

O Bonfim fica ao lado do Centro, sendo uma excelente alternativa para quem quer um lugar um pouco mais tranquilo, porém com boas opções de restaurantes, lancherias, bares e pubs. Os imóveis residenciais desse bairro também são, principalmente, apartamentos.

Nossa Senhora do Rosário

Para quem quer ainda mais tranquilidade, o bairro Nossa Senhora do Rosário é uma ótima opção. Além de alguns prédios, tem muitas casas residenciais. Não possui tantos comércios e serviços, porém ainda está bem próximo ao Centro — quem gosta de caminhar pode chegar lá em menos de meia hora.

Nossa Senhora das Dores

Esse bairro tem um perfil parecido com o Nossa Senhora do Rosário, com casas e alguns prédios residenciais. Mas está um pouco mais próximo do Centro. Por isso, conta com mais opções de alimentação. Um diferencial é que o bairro abriga o Clube Recreativo Dores e o Royal Plaza Shopping.

Nossa Senhora Medianeira

Um bairro cortado pela Avenida Nossa Senhora Medianeira (que leva até o Camobi), uma via arterial que tem vários estabelecimentos de comércio e serviços. Ao norte da avenida, há muitos prédios residenciais. Ao sul, o bairro se torna mais calmo, composto principalmente por casas.

Patronato / Juscelino Kubitschek / Dom Antônio Reis / Itararé

Esses são alguns bairros de Santa Maria um pouco mais periféricos, com perfil mais calmo, pouco movimentos e compostos predominantemente por casas. O Juscelino Kubitschek tem mais opções de serviços, porém é o mais distante do Centro — enquanto o Itararé é o mais próximo.

Camobi

Para encerrar a lista, vamos falar do Camobi, onde fica a UFSM, base aérea e aeroporto. Entre todos os bairros de Santa Maria de que falamos aqui, esse é o mais distante do Centro. Na realidade, é como se fosse uma cidade vizinha, só que com ônibus indo e voltando da região central o tempo todo.

Há um bom número de restaurantes e lancherias e, na Avenida Prefeito Evandro Behr, vários supermercados e lojas. O Camobi é composto principalmente por casas, mas, próximo à entrada da universidade, há vários prédios para os estudantes que desejam morar bem pertinho da sala de aula.

Alugue já um imóvel residencial com muito menos burocracia através do nosso Aluguel Sem Fiador.

Agora que você conhece as características de alguns dos principais bairros de Santa Maria, já sabe qual tem mais a ver com o seu perfil? Para conferir opções de imóveis para comprar ou alugar na cidade, navegue pela busca do site da Casarão Imóveis. Caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em contato ou deixe um comentário abaixo.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 pensamentos em “Conheça o perfil dos bairros de Santa Maria

  • Marisa Fernanda oliveira

    Ola, minha filha entrará na UFSM no proximo mês, e precisará dividir aluguel com mais 2 ou 3 estudantes , sendo q ela quer ter 1 quarto só para ela. Necessito q ela fique num bairro seguro, e perto o suficiente da UFSM ,q dê para ir a pé , de bicicleta, ou poucos min de ônibus. Que o valor do aluguel com água, luz, wifi,iptu, já dividido com outros estudantes fique em torno dos 300 reais, é o que poderemos pagar.
    Acredito que os Ap. Para estudantes ja venham com mobília basica!
    Dia 13 será dia da matricula presencial, seria possivel visitar algum imóvel ?
    Vcs entram em ctto com os estudantes, fazendo o meio de campo para dividirem algum espaço? Como moramos longe,em Rio
    Grande , ficaria impossivel acharmos alguem aí para dividir uma casa ou ap com outro estudante!?
    Aguardo ctto para maiores explicações
    Desde já obrigada
    MARISA FERNANDA OLIVEIRA

    • Atendimento Carol

      Olá, sra. Marisa! Nosso atendimento digital entrará em contato com a senhora por e-mail. Obrigada pelas informações passadas. Um abraço

  • Mariana Spadoto

    Boa tarde
    Gostaria de uma opção de apto no centro para estudante, que possa dividir ou não. Estudarei em UFSM.