Fenadoce: Uma Doce Celebração em Pelotas.


A Fenadoce 2023 está de volta! Organizada anualmente pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas, essa tradicional feira é um verdadeiro mergulho na história e cultura dos doces pelotenses. Desde a sua criação em 1986, a Fenadoce conquistou seu lugar no coração dos amantes de doces e dos pelotenses.

1ª EDIÇÃO
Data: 15 a 19 de janeiro de 1986
Local: Campus 3 – UCPel (Praia do Laranjal)
Realização: Prefeitura Municipal

O grande protagonista desse evento são os doces certificados, encontrados na encantadora Cidade do Doce. E não para por aí, com uma ampla área de serviços, a feira recebe expositores de todo o Estado, oferecendo mais de 2.000 lugares na Praça de alimentação e 5.000 vagas de estacionamento.

Realizada entre maio e junho, a Fenadoce movimenta a região com seu calendário repleto de delícias. Desde as primeiras edições, a feira conta com uma corte de representantes, e em 2020, o concurso ganhou um novo modelo: agora a Fenadoce é representada por baronesas, que ajudam a recriar a história da cidade.

Com excursões vindas de todo o país e até mesmo dos países vizinhos, como Argentina e Uruguai, a Fenadoce se tornou um ícone do turismo na região sul, estimulando também os roteiros gastronômicos.

Em 2019, a importância da feira foi reconhecida pelo então governador do Estado, Eduardo Leite, que a declarou patrimônio estadual. A cada ano, a Fenadoce abraça uma temática diferente, valorizando sua própria história e a da cidade de Pelotas. Além disso, promove ações como a Gincana Cultural, envolvendo os colégios da região, e a Fenadoce Cultural, dando oportunidades aos talentosos artistas locais.

Durante os dias de programação, a Fenadoce oferece uma variedade de atrações, desde shows musicais até seminários, palestras e intervenções culturais. O conhecimento, o turismo e os negócios se entrelaçam nesse ambiente repleto de doçura. Vale ressaltar que a feira também teve um papel fundamental para o reconhecimento de Pelotas como Patrimônio material e imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2018.

A Fenadoce começou dia 2 de junho, não perca a oportunidade de participar desse evento incrível, que vai até o dia 18 de junho. Venha experimentar o melhor da tradição pelotense e se encantar com toda a história que envolve essa festa magnífica. 

Aproveita para acessar o belo site da Fenadoce e conferir a programação completa do evento. 

Comenta aqui, se você já foi em alguma edição da Fenadoce, vamos adorar saber 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *