Checklist indispensável para quem vai alugar um imóvel 10

checklist indispensável para quem vai alugar um imóvel

Para quem está alugando um imóvel, seja pela primeira vez ou não, seja para morar ou passar férias, o checklist é sempre uma boa forma de se manter organizado e não esquecer de nenhum detalhe. Neste post, falaremos sobre o que é importante levar em consideração na hora do aluguel e não pode faltar no seu checklist para evitar problemas futuros.

 

 Rua tranquila e segura

Avaliar onde o imóvel está localizado é um fator muito importante. Buscar informações com vizinhos a respeito do índice de violência nas proximidades ou barulho na vizinhança podem evitar riscos futuros. Casos seus horários exijam mais cautela ao entrar e sair do imóvel é importante avaliar se o prédio ou condomínio de casas possui sistema de vigilância ou serviço de portaria. Procurar saber se há supermercados, farmácias, ponto de ônibus ou táxi próximos é uma atitude inteligente a ser tomada.

 Localização

Às vezes o imóvel parece se encaixar naquela característica máxima de perfeição, mas fica completamente fora de caminho para o seu trabalho ou local que você precisa ir constantemente, como exemplo, universidade ou escola dos filhos e o tempo de deslocamento poderia prejudicar você. Então é importante avaliar se a localização do imóvel é um ponto a favor ou contra a sua rotina.

 Valor total do imóvel

Nesse aspecto, o valor a ser considerado, não é somente o do aluguel, mas também impostos, IPTU (que algumas vezes é negociado para o inquilino pagar), taxas de condomínio e água – valores que, somados, podem impactar nos gastos que você terá alugando sozinho ou com sua família.

 Necessidade de reforma

É importante avaliar bem as condições físicas do imóvel, analisar se ele necessita de reforma e se você está disposto a desembolsar uma grana para arrumar algo que não será seu.

 Garagem

Se você possui carro ou moto, uma dúvida que deve ser sanada logo na primeira visita é se o imóvel possui garagem ou não. Às vezes, ao visitar o imóvel ele apresenta todas as características procuradas, mas não possui garagem. Nesse caso, é necessário avaliar se alugar um box por fora cabe no seu orçamento.

 Andar x escada ou elevador

Se o imóvel em questão for apartamento, é importante levar em consideração o andar e se o prédio possui elevador ou será preciso carregar aquelas várias sacolas de compras na mão por 7 andares. Nos primeiros meses a vista lá de cima pode até compensar, mas, com o passar do tempo, subir tantos degraus pode se tornar desgastante.

 Posso sair do imóvel antes do contrato terminar?

Essa é uma dúvida comum, que deve ser feita na primeira conversa com a imobiliária. Normalmente, o locatário pode sair antes do contrato, mas cada proprietário faz as suas regras. Normalmente há uma multa que é maior quando o contrato ainda está no começo.

 

Outros pontos como: o piso, a umidade, a área de serviço e a posição solar também podem estar no seu checklist.

Mas agora que já temos em mente tudo que é relevante para a decisão é só montar o seu checklist e a cada imóvel visitado utilizar um novo documento que irá facilitar a avaliação no final das visitas. 😉

checklist aluguel


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 pensamentos em “Checklist indispensável para quem vai alugar um imóvel

  • cristiano

    Boa noite procuro um apartamento de 1 quarto seguro e barato…
    Eu não tenho fiador, posso locar somente com um calção de entrada?

    • Mkt Casarão

      Olá, Cristiano! Obrigada pelo seu contato.
      Seu e-mail foi encaminhado para o setor de locações da cidade de Rio Grande e será respondido ainda hoje.
      Nossas formas de fiança disponíveis estão no nosso site, na aba Aluguéis > Formas de fiança, se quiser antecipar a busca.
      http://casaraoimoveis.com.br/
      Um abraço!

  • Herminia

    Obrigado pela atenção, foi muito útil essa informação, assim se conhece um grande profissional, mesmo antes de sermos cliente , estamos recebendo dicas úteis.

  • Leonardo Páez

    Saludos! excelentes recomendaciones. Yo, en conjunto con mi esposa, arribaremos a Pelotas a cursar estudios de posgrado en la UFPEL. De allí que necesitemos un sitio para alquilar, bien apartamento, kitnet, cuarto o casa, entre 500 y 700 reais, preferiblemente amueblado (mínimo cocina, nevera, cama, closet o escaparate, y mesa con 2 sillas) y que se ubique en el área central de la ciudad. Agradecemos entonces su colaboración

    • Mkt Casarão Autor do post

      Olá, Leonardo! Que bom que gostou das dicas. Recebemos a sua solicitação e em breve nosso atendimento digital entrará em contato por e-mail. Abraços!

  • Terezinha do Carmo Souza Lima

    Boa noite! Me chamo Tereza e estou procurando um apartamento em local tranquilo, no centro da cidade e com boa segurança. Procuro um apartamento com um quarto. Mas não tenho fiador

    • Atendimento Carol

      Olá, Terezinha! Ficamos felizes em receber seu contato. Nosso atendimento digital falará com você pelo email informado. Um abraço!