Casa ou apartamento? Decisões, decisões…

casa ou apartamento

Todos almejam o sonho da casa própria, construir uma família, ter filhos ou animais de estimação. É aí que entra uma das maiores dúvidas: morar em casa ou apartamento? Antes de escolher, devem-se analisar as vantagens e desvantagens de cada uma, e escolher a melhor opção que combine com suas necessidades e que atenda ao seu estilo de vida.

  Casa

Morar em uma casa tem vantagens que para algumas pessoas são obrigatórias. Casas oferecem um ambiente de maior liberdade, onde os proprietários decidem o seu estilo de vida e ditam suas próprias regras, diferentemente de quem mora em apartamento, onde deve ser respeitada uma série de regras impostas pelo condomínio. Uma casa também pode oferecer um bom pátio e jardim, onde animais de estimação e crianças possam brincar ao ar livre e em segurança. Ela também oferece um espaço maior e a ausência de vizinhos muito próximos, perfeito pra quem procura uma maior sensação de privacidade, minimizando também os possíveis barulhos vindos de você e do morador próximo.

Entretanto, casas tendem a ser mais caras, tanto no valor como na manutenção. Você terá também que se preocupar mais com a questão de segurança, pois sua casa é apenas de sua responsabilidade.

  Apartamento

Apartamentos são feitos para quem gosta de praticidade.  São fáceis de cuidar, limpar e são perfeitos para quem se sente bem em lugares pequenos e mais aconchegantes, além de serem ótimos por se tratarem de uma residência mais segura e barata.

Mas fique sabendo que morar em um apartamento pode não ser sempre um mar de rosas. Primeiramente, requer a aceitação de regras, portanto é recomendável analisar a rotina do condomínio pra ver se ele combina com seu estilo de vida. Outro ponto: como os apartamentos são construídos com paredes compartilhadas, a privacidade diminui e, dependendo do barulho, você e seu vizinho podem começar a conhecer a rotina um do outro.

  O melhor dos dois mundos

                Uma boa opção para quem quiser aliar o melhor dos dois lados é optar pelos condomínios horizontais, formados por sobrados independentes em um mesmo terreno, que são divididos em lotes para cada casa. Um condomínio horizontal nada mais é do que uma grande vizinhança em um terreno cercado, aliando a liberdade e um ambiente mais amplo e sem muitas regras de uma casa, com a segurança e praticidade de um condomínio.

 Se mesmo lendo estas dicas você achar que não está pronto para tomar uma decisão, o melhor seria  alugar uma casa ou apartamento e experimentar. Para ler dicas sobre aluguel de imóveis, baixe grátis  nosso e-book aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *