Autocuidado com a Caixa de Ferramentas da Casarão 2


“Autocuidado” é um termo que se popularizou nos últimos anos. Os desafios da pandemia o puseram em destaque a importância de estarmos no centro de nossos cuidados e atentos às nossas necessidades. Sabe a instrução que recebemos dos comissários no início de um vôo? “Em caso de despressurização as máscaras de oxigênio cairão automaticamente. Caso esteja acompanhado de alguém que necessite de sua ajuda, coloque sua máscara primeiro para em seguida ajudá-lo.” A premissa é essa: se você não estiver bem, como poderá cuidar do outro?

Para zelar pelas necessidades de cada indivíduo do nosso time, nos baseamos no conceito de saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS) que a define como o equilíbrio entre saúde mental, física e social e fazemos uso dos nossos EPIs da gestão de pessoas. Você pode conhecê-los clicando aqui
O “EPI da Escuta”, praticado através de pesquisas anônimas regulares, batizadas internamente de Termômetro da quarentena, assim como as conversas individuais da área de Gestão de pessoas, nos mostraram a demanda por práticas simples e acessíveis que pudessem colocar a equipe como protagonista de seus próprios cuidados.

Foi assim que surgiu a nossa news “Caixa de ferramentas”, com a curadoria colaborativa dos colaboradores, que participam mostrando um pouco de si e dos seus gostos e assim inspirando aos colegas com suas dicas.

Nossa news é enviada mensalmente, por e-mail e WhatsApp, a cada colaborador. Chamamos de “Caixa de ferramentas” pois a ideia é que cada um disponha dos recursos no momento em que fizerem sentido pra si. A Caixa está disponível, você a abre quando e para o que precisar. É também um estímulo a que estejam conscientes e despertos pras suas necessidades e assumam o protagonismo na busca pelo bem-estar . 

As “ferramentas” dessa Caixa são diversas. Há sempre o lembrete sobre a plataforma Zenklub, subsidiada pela empresa para acesso a psicólogos, terapeutas, psicanalistas e também aos conteúdos sobre saúde emocional disponíveis em formato de podcasts. Também são compartilhadas vídeo aulas com exercícios físicos, produzidas pelo Sistema Fecomércio, práticas de Yoga e dicas para aplicação da Comunicação Não-Violenta nos relacionamentos pessoais e profissionais.


Você se surpreenderia se eu dissesse que incluímos no autocuidado o compartilhamento de playlists, sugestões de filmes e seriados, livros e até receitas de “comfort food”? Cultivar momentos de lazer e espaços de descompressão é fundamental para a manutenção da saúde, por isso os hobbies dos nossos colaboradores são tão valorizados nas news.

A colaboradora Daiane Munhoz, sugeriu a leitura do livro “O jeito Harvard de ser feliz” acompanhada de um chazinho de alecrim. O fiscal de condomínios, Vagner Oliveira, lembrou a importância de investir tempo de qualidade junto da família e dar muitas risadas. O gerente Alexandro Flores dividiu seu gosto pelas corridas e por uma taça de vinho e o diretor João Pedro Neves mostrou suas preferências musicais compartilhando a playlist que anima seus churrascos em casa nesse período de isolamento.

Essa corrente de curadoria já se expandiu e hoje os conteúdos compartilhados não partem somente dos colaboradores mas também de seus familiares. Recentemente um dos conteúdos foi a receita familiar de um saboroso e saudável mingau, segundo o autor, com propriedades de acolhimento e conforto.

Com leveza, bom humor e colaboração estamos fortalecendo nossa rede de apoio, promovendo mais trocas entre a equipe e compartilhando entre os colegas de trabalho um pouco do que apreciamos nos momentos de lazer e nos faz únicos e interessantes. Vamos respirando fundo, com nossas máscaras de oxigênio bem colocadas e então nos tornamos mais aptos a apoiar nossos colegas, nossas famílias e cuidar dos nossos clientes com o máximo carinho e atenção.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 pensamentos em “Autocuidado com a Caixa de Ferramentas da Casarão