Qual o melhor organizador de despesa familiar? 2

organizador de despesa familiar

Falar de despesa familiar nunca sai de moda. Uma das vantagens da vida em casal, além de viver ao lado da pessoa que ama, é a possibilidade de unir a renda dos dois, potencializando os investimentos para ter um futuro mais próspero. Tanto é que o livro Casais Inteligentes Enriquecem Juntos, lançado em 2004 por Gustavo Cerbasi, até hoje é um sucesso absoluto do mercado editorial brasileiro.

Mas só é possível aproveitar essa vantagem com planejamento, e ter um bom organizador de despesa familiar é o primeiro passo. A ideia é simples: para tomar as decisões financeiras com mais segurança, você precisa primeiro conhecer tintim por tintim quais são as suas receitas e despesas.

Escolhendo o organizador de despesa familiar

Embora existam excelentes soluções tecnológicas, como os sistemas online Guia Bolso e Organizze e o app Money Wise, que podem ser acessados a partir de um smartphone conectado à internet, muita gente garante que nenhum organizador é tão eficiente quanto uma planilha no Excel, como a nossa, feita pelo Casarão.

Os softwares e aplicativos são mais práticos e fornecem gráficos e relatórios com poucos cliques, porém a planilha é mais personalizável, atendendo melhor às particularidades de cada um. Você pode se inspirar nas planilhas da BM&FBovespa e Dinheirama, que são bem parecidas.

Essas duas opções organizam as despesas mensalmente, em várias categorias. Se você preferir, pode criar o seu organizador de despesa familiar do zero, dividindo em dias, semanas ou meses, com as categorias que achar melhor.

Seja qual for a solução escolhida, a moral da história é registrar com rigor toda e qualquer despesa, desde a conta da TV por assinatura até o cafezinho depois do almoço. E, como já falamos antes, escolher o melhor organizador é apenas o primeiro passo. Veja, abaixo, como o casal deve planejar as suas finanças:

 1. Registre

O primeiro passo é criar a rotina de registrar todas as despesas, de preferência logo depois que elas ocorrem. Se deixar essa tarefa para depois, você poderá se esquecer e comprometer toda a organização da planilha.

 2. Avalie

Depois de um mês, faça o balanço. A renda familiar que sobra após todas as despesas serem pagas está de acordo com os planos futuros da família?

 3. Corte

Mesmo que a situação não seja catastrófica, acredite: sempre é possível melhorar. Você poderá observar, por exemplo, quanto gastou apenas com o café expresso na padaria ao lado do trabalho após um mês.

A partir daí, decida do que é possível abrir mão para melhorar a renda líquida da família. Isso não significa necessariamente cortar, mas às vezes substituir. É realmente necessário comprar a marca mais cara de iogurte?

Seguindo essas recomendações, você vai criar na sua família uma cultura de organização financeira que será muito útil também para os seus filhos. Mas atenção: nada de virar um obcecado pela microeconomia doméstica, que deixa de curtir a vida para economizar um dinheirinho mais.

O que achou das nossas dicas? Se tiver alguma dúvida ou sugestão, deixe um comentário abaixo.

Não deixe de baixar a nossa planilha de controle de despesas. Salve em seu computador e comece já a praticar.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 pensamentos em “Qual o melhor organizador de despesa familiar?