Assembleia virtual é o novo recurso do Casarão Digital


O distanciamento social causado pela pandemia do coronavírus não é celebrado por ninguém, mas o cenário motiva a criação de soluções como a assembleia virtual, cujos benefícios vão além da preservação da saúde dos condôminos.

Este recurso é uma grande novidade nos condomínios administrados pela Casarão Imóveis, através do ambiente Casarão Digital.

Por que fazer uma assembleia virtual?

O grau de participação dos condôminos nas assembleias presenciais sempre foi um problema. Muitos não têm disponibilidade ou ânimo para ir até o local da reunião na data e hora marcadas. Agora, em tempos de pandemia, encontrar uma alternativa a este formato para evitar aglomerações virou questão de saúde.

Com a assembleia virtual, esses problemas são resolvidos sem prejuízos, pois o propósito é muito simples: há uma pauta, assuntos a serem votados e a necessidade da participação dos condôminos. Se eles participam presencialmente ou virtualmente, não importa.

Sentiu falta dos debates, da exposição de argumentos? “Além de olhar a pauta e votar, o usuário pode deixar seus comentários. Existe a possibilidade de discutir e trocar ideias”, garante João Pedro Neves, diretor da Casarão, que passou a disponibilizar o recurso para os condomínios de Pelotas e Santa Maria.

Como funciona a assembleia virtual da Casarão

Tudo acontece dentro do Casarão Digital, um ambiente que os condôminos já acessam, via aplicativo (para usuários iOS e Android) ou pelo computador para conferir avisos e circulares, reservar o salão de festas, emitir o boleto, conferir documentos, ocorrências, enquetes e informações financeiras, entre outras funcionalidades.

Funciona assim:

  1. O síndico/administradora estabelece os tópicos a serem debatidos
  2. Ele também determina um prazo para a participação (uma ou duas semanas, por exemplo)
  3. Os moradores são avisados antecipadamente, por e-mail e notificação no celular
  4. Dentro do período estabelecido, os moradores votam e, se quiserem, deixam comentários

O voto não é obrigatório, é seguro e sigiloso. Quando termina o período de votação, o síndico recebe um relatório com as informações.

Benefícios da assembleia virtual

O coronavírus tornou a assembleia virtual uma necessidade, mas há benefícios na funcionalidade com ou sem pandemia. “Era um pedido de vários condomínios e já queríamos ter implantado antes, porque sabemos como é complexo e desgastante fazer uma assembleia”, conta João Pedro Neves.

Por ser mais mais flexível, permitindo a votação em qualquer horário dentro da janela de tempo estabelecida, a assembleia virtual aumenta consideravelmente a participação dos condôminos nas tomadas de decisão. Para o diretor da Casarão, o formato também é mais objetivo, o que previne discussões improdutivas e até mesmo brigas.

“Além de todos esses benefícios, existe a redução de custos. Em um condomínio grande, a assembleia implica em despesas com caixa de som, microfone, projetor, notebook e deslocamento das pessoas, por exemplo. Sem isso tudo, abre-se a possibilidade de haver mais assembleias durante o ano”, acrescenta Neves.

Se, mesmo assim, síndico e condôminos quiserem uma reunião ao vivo, podem fazê-la mantendo o distanciamento físico, reunindo-se por videoconferência ao fim do prazo da votação. Uma reunião que será mais produtiva, porque as informações já foram expostas antes — e o voto de quem não puder participar não deixa de ter validade.

Saiba mais sobre os serviços de administração de condomínio da Casarão Imóveis. Ficou com dúvidas sobre o assunto deste artigo? Deixe um comentário abaixo ou entre em contato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *