O distanciamento social causado pela pandemia do coronavírus não é celebrado por ninguém, mas o cenário motiva a criação de soluções como a assembleia virtual, cujos benefícios vão além da preservação da saúde dos condôminos.
Este recurso é uma grande novidade nos condomínios administrados pela Casarão Imóveis, através do ambiente Casarão Digital.
Por que fazer uma assembleia virtual?
O grau de participação dos condôminos nas assembleias presenciais sempre foi um problema. Muitos não têm disponibilidade ou ânimo para ir até o local da reunião na data e hora marcadas. Agora, em tempos de pandemia, encontrar uma alternativa a este formato para evitar aglomerações virou questão de saúde.
Com a assembleia virtual, esses problemas são resolvidos sem prejuízos, pois o propósito é muito simples: há uma pauta, assuntos a serem votados e a necessidade da participação dos condôminos. Se eles participam presencialmente ou virtualmente, não importa.
Sentiu falta dos debates, da exposição de argumentos? “Além de olhar a pauta e votar, o usuário pode deixar seus comentários. Existe a possibilidade de discutir e trocar ideias”, garante João Pedro Neves, diretor da Casarão, que passou a disponibilizar o recurso para os condomínios de Pelotas e Santa Maria.
Como funciona a assembleia virtual da Casarão
Tudo acontece dentro do Casarão Digital, um ambiente que os condôminos já acessam, via aplicativo (para usuários iOS e Android) ou pelo computador para conferir avisos e circulares, reservar o salão de festas, emitir o boleto, conferir documentos, ocorrências, enquetes e informações financeiras, entre outras funcionalidades.
Funciona assim:
- O síndico/administradora estabelece os tópicos a serem debatidos
- Ele também determina um prazo para a participação (uma ou duas semanas, por exemplo)
- Os moradores são avisados antecipadamente, por e-mail e notificação no celular
- Dentro do período estabelecido, os moradores votam e, se quiserem, deixam comentários
O voto não é obrigatório, é seguro e sigiloso. Quando termina o período de votação, o síndico recebe um relatório com as informações.
Benefícios da assembleia virtual
O coronavírus tornou a assembleia virtual uma necessidade, mas há benefícios na funcionalidade com ou sem pandemia. “Era um pedido de vários condomínios e já queríamos ter implantado antes, porque sabemos como é complexo e desgastante fazer uma assembleia”, conta João Pedro Neves.
Por ser mais mais flexível, permitindo a votação em qualquer horário dentro da janela de tempo estabelecida, a assembleia virtual aumenta consideravelmente a participação dos condôminos nas tomadas de decisão. Para o diretor da Casarão, o formato também é mais objetivo, o que previne discussões improdutivas e até mesmo brigas.
“Além de todos esses benefícios, existe a redução de custos. Em um condomínio grande, a assembleia implica em despesas com caixa de som, microfone, projetor, notebook e deslocamento das pessoas, por exemplo. Sem isso tudo, abre-se a possibilidade de haver mais assembleias durante o ano”, acrescenta Neves.
Se, mesmo assim, síndico e condôminos quiserem uma reunião ao vivo, podem fazê-la mantendo o distanciamento físico, reunindo-se por videoconferência ao fim do prazo da votação. Uma reunião que será mais produtiva, porque as informações já foram expostas antes — e o voto de quem não puder participar não deixa de ter validade.
…
Saiba mais sobre os serviços de administração de condomínio da Casarão Imóveis. Ficou com dúvidas sobre o assunto deste artigo? Deixe um comentário abaixo ou entre em contato.