No último post do nosso blog, dividimos com você uma novidade que nos deixou super orgulhosos: a Casarão conquistou a certificação Great Place to Work (GPTW), selo dado para empresas que têm ótimos ambientes de trabalho.
Hoje, vamos falar sobre outra demonstração de que aqui é um ótimo lugar para se trabalhar: a Casarão Imóveis agora faz parte do programa Empresa Cidadã, da Receita Federal, ampliando o período de licença maternidade e paternidade dos colaboradores.
O que é uma Empresa Cidadã?
O programa Empresa Cidadã foi instituído pela Lei nº 11.770/2008, que concede incentivo fiscal a empresas que prorrogam a licença maternidade e também a licença paternidade para seus colaboradores, além do período obrigatório por lei.
Dessa forma, as futuras mamães e futuros papais da Casarão já podem se preparar para usufruir da seguinte ampliação:
- A licença maternidade passa de 4 meses para 6 meses
- A licença paternidade passa de 5 dias para 20 dias
É importante pontuar que, o benefício não envolve nenhuma contrapartida por parte do colaborador, que continuará recebendo seu salário na integralidade.
Ampliação também vale para casos de adoção
A prorrogação é garantida também aos colaboradores que adotam uma criança. Assim, eles podem aproveitar o período inicial da relação e ficar próximos de seus filhos por mais tempo.
Nesse caso, a regra passa a ser a seguinte:
- Ampliação de 60 dias quando se tratar de criança de até 1 ano de idade
- Ampliação de 30 dias quando se tratar de criança a partir de 1 até 4 anos de idade completos
- Ampliação de 15 dias quando se tratar de criança a partir de 4 anos até completar 8 anos de idade
Benefícios para o colaborador e para a sociedade
A Casarão acredita que a ampliação das licenças maternidade e paternidade, além de ser incrível para a família, também traz resultados para a sociedade, formando vínculos mais saudáveis e ajudando no desenvolvimento das crianças.
“Ser uma Empresa Cidadã é oferecer para o pai a oportunidade de ter um vínculo mais próximo com o seu filho, ficar um pouco mais de tempo com aquele bebezinho, apoiar a adaptação da família e estar ao lado da mãe na fase do puerpério”, comenta Carolina Brum, gerente de Gente e Comunicação da Casarão Imóveis.
Já para a mãe, a ampliação da licença de 4 para 6 meses também faz uma grande diferença. “A mãe fica com a criança até que ela esteja mais crescidinha, quando começa a comer frutas e outros alimentos além do leite materno. Assim, ela pode retornar ao trabalho com muito mais tranquilidade, tendo passado um tempo de qualidade com seu filho.”
Colaboradora aprova o benefício
A colaboradora do setor de manutenções da Casarão, Diâmela Ribeiro, está grávida de uma menina e não esconde a alegria por poder usufruir da extensão do benefício. “Quando fiquei sabendo, me senti muito feliz, pois vou passar mais tempo com a minha filha. Com certeza é um privilégio“, relata.
Segundo ela, sua médica sempre reforça a importância desse contato próximo do bebê com a mãe, o que estimula o cérebro da criança e traz consequências positivas para toda a sua vida.
Diâmela acredita que, com a extensão da licença, retornará ao trabalho com maior tranquilidade. “Principalmente porque, neste período, além do leite materno, ela vai estar comendo frutinha e sopinha, então esse processo não vai ser acelerado, e sim no tempo dela”, projeta.
A colaboradora celebra a iniciativa da Casarão e seus esforços para se tornar uma empresa cada vez melhor para se trabalhar. “A Casarão está sempre na frente, inovando e pensando nos seus colaboradores da melhor forma. Sou extremamente grata, é o meu primeiro trabalho de carteira assinada e, se depender de mim, será por muitos anos”, conclui.O que achou da novidade? Deixe um comentário abaixo com a sua opinião e compartilhe o artigo com seus seguidores nas redes sociais.