Encarar a compra de uma casa ou apartamento assusta. Primeiro porque envolve tanta coisa que parece impossível dar conta de tudo, depois porque estamos falando do comprometimento de altas cifras. Mas esse processo não precisa ser um bicho de sete cabeças. Aqui, você verá por que deve perder o medo de comprar seu imóvel.
Antes de listar os motivos, cabe lembrar que presumimos que o que você está procurando é um lar, e não um investimento. Por isso, não entramos nas minúcias financeiras, que dependem muito das taxas de juros e de inflação atuais e a longo prazo, e das perspectivas para o mercado imobiliário como um todo.
Por isso listamos abaixo alguns motivos para perder o medo de comprar um imóvel independentemente da conjuntura do mercado. Confira:
1. Você não precisa cuidar de tudo sozinho
Muita gente se intimida pois o processo de compra engloba alguma burocracia. O que você precisa saber é que, na Casarão Imóveis, você nunca ficará desamparado e não terá de lidar com isso sozinho.
2. Organizando-se, fica tudo mais fácil
Mesmo com o suporte da imobiliária, você ainda terá que correr atrás de bastante papelada. A dica é anotar tudo que você precisa, dividir as tarefas em subtarefas e montar um cronograma em uma planilha de Excel, estabelecendo prazos para cada atividade.
Essa organização pode começar desde o momento em que você iniciar a busca pelo imóvel ideal. Quando você faz uma pequena coisa de cada vez, não tem aquela a sensação de impotência diante de um trabalho que parece extremamente complicado.
3. Imóvel é garantia de um teto
Boa parte dos contratos de aluguel hoje são feitos com o prazo de 30 meses e, após esse período, o proprietário pode solicitar o imóvel de volta quando quiser – e o inquilino terá o prazo apertado de um mês para liberá-lo. Já pensou precisar procurar urgentemente um novo teto para a sua família?
4. Você pode deixar o seu imóvel com a sua cara
Quem aluga uma casa ou apartamento tem uma série de limitações quanto a reformas e modificações. Quase qualquer coisa que você precise fazer, seja deixar o imóvel mais funcional ou mais prático, demanda uma autorização do proprietário. Já o imóvel comprado pode ser modificado a seu bel prazer, mesmo que suas prestações não tenham sido quitadas totalmente.
5. Imóvel próprio é segurança na aposentadoria
Imagine se, na sua aposentadoria, você ainda estiver tendo que pagar aluguel. Além de aliviar o seu orçamento, o imóvel próprio é uma garantia em caso de dificuldades financeiras. Você pode vendê-lo e ir morar em um local mais barato se estiver em uma situação ruim.
Se você está em Pelotas ou Santa Maria, a Casarão Imóveis facilita a compreensão dessas etapas. Entre em contato conosco nos comentários, ou em nosso site: www.casaraoimoveis.com.br.