O que é a ‘’taxa registro’’ que aparece no meu boleto de locação? É obrigatório o pagamento?

Você deve ter percebido que há a cobrança de uma “taxa registro” em seu boleto. Ela se refere ao custo que a imobiliária tem para juntamente ao banco registrar, liquidar e baixar os boletos de cobrança com a entrada da cobrança registrada. Esta taxa é legal e está baseada, por exemplo, no TAC de IC nº 378/08 firmado entre as imobiliárias gaúchas e o MP.

Talvez você esteja pensando: e a lei nº 15.354 de novembro/2019 que diz que não poderá ser cobrado de consumidores os valores de emissão de boletos e que estes valores devem ser arcados pelas empresas? Essa lei é válida apenas para relações de consumo, o que não é o caso da relação da imobiliária com seus clientes. É por este motivo que nossa interação também não é regida pelo CDC (Código de defesa do Consumidor) e sim pela lei do inquilinato e pelo código civil brasileiro.

Lembramos também que a modalidade de pagamento via débito em conta/débito automático não possui a cobrança da taxa registro, saiba mais sobre essa modalidade neste artigo.

Ficou com dúvidas? Você pode saber muito mais sobre a legalidade desta cobrança lendo este artigo do nosso blog.

Motivos para escolher a Casarão

Fundada em 1974, a Casarão Imóveis é uma das maiores imobiliárias do estado. Atuar por tanto tempo nesse setor nos trouxe um profundo conhecimento no mercado imobiliário.

Nossa principal característica é o relacionamento próximo e humano que mantemos com os clientes. Isso é fruto da compreensão de que um bom atendimento faz toda a diferença na hora de negociar um imóvel e fidelizar um cliente. Cada passo, de cada processo, é pensado para facilitar a vida de inquilinos e proprietários. Por isso estamos sempre investindo em tecnologia e inovação.

As facilidades são inúmeras: atendimento multicanal, site intuitivo, responsivo e alinhado com as mais novas tecnologias, aplicativo para busca de imóveis, visita virtual, diversidade nas formas de fiança, agilidade na aprovação de crédito, assinatura digital e muito mais.

Confira abaixo algumas vantagens para clientes Casarão:

Proprietários exclusivos Casarão:

  • Taxa de administração diferenciada;
  • Destaque nos portais;
  • Tarja de exclusivo no site;
  • Imóvel com prioridade na comercialização.

Proprietários:

  • APP e sistema web exclusivo para o cliente online - Casarão Digital;
  • Corpo jurídico para assessoria em ações de despejo e cobrança;
  • Convênio com SPC e cartório para protesto de eventual inadimplência;
  • Equipe qualificada e especializada para atendimento ao proprietário;
  • Presença nos principais portais imobiliários de comercialização de imóveis (OLX, ZAP, Vivareal, OLX);
  • Alto Investimento em midias sociais (Facebook, Youtube, Instagram, TikTok, Google e demais plataformas comerciais);
  • Fotos profissionais dos imóveis na comercialização;
  • Storyselling (descrição detalhada do imóvel);
  • Atendimento exclusivamente direcionado a comercialização do imóvel;
  • Responsabilidade pelo pagamento das taxas (IPTU, Água e Condomínio) *mediante ressarcimento;
  • Vistoria minuciosa do imóvel, com fotos e descrição completa de todas as peças feita por uma empresa parceira especializada;
  • Horário de funcionamento diferenciado (sem fechar ao meio-dia e com plantão de locações nos sábados);
  • Atendimento omnichannel (todos canais, WhatsApp, Telefone, E-mail, presencial e redes sociais);
  • Visita virtual para o inquilino;
  • Assinatura do contrato de administração de forma digital;
  • Várias formas de fiança disponíveis, inclusive com aluguel garantido (o verdadeiro Aluguel Sem Fiador);
  • Suporte para manutenção do imóvel durante a locação;
  • Fechamento da locação em média em até 48 horas corridas com total segurança;
  • Antecipação de recebíveis da locação (com as melhores taxas do mercado).

Inquilinos e fiadores:

  • APP e sistema web exclusivo para o cliente online - Casarão Digital;
  • Débito em conta (BB, Caixa, Sicredi, Banrisul e Itaú);
  • Agilidade na confecção do contrato, vistoria e na liberação das chaves em média em até 48 horas corridas;
  • Suporte e intermediação para manutenção e reparos do imóvel durante a locação;
  • Vistoria minuciosa do imóvel, com fotos e descrição completa de todas as peças *direito de ressalva no período de 7 dias úteis através de QR code;
  • Atendimento omnichannel (todos canais, WhatsApp, Telefone, E-mail, presencial e redes sociais);
  • Contrato assinado por meio digital;
  • Várias formas de fiança disponíveis, inclusive com aluguel garantido (o verdadeiro Aluguel Sem Fiador);
  • Aluguel sem fiador;
  • Parcelamento de boleto em até 21x;
  • Pagamento via cartão de crédito em modalidades específicas.
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