O que devo fazer caso eu queira vender o imóvel durante a locação?

É permitido pela lei que o proprietário disponha de seus bens e possa vender seu imóvel que está alugado. Caso você, proprietário, esteja considerando essa possibilidade, nos permita passar algumas orientações.

É importante que você saiba que seu atual inquilino tem direito à preferência na compra. O que isso significa? Que, segundo a lei do Inquilinato, o proprietário deve notificar o inquilino do seu interesse em vender o imóvel, informando o valor da venda do imóvel e dando a preferência ao locatário para a compra. O locatário terá o prazo de 30 dias para responder se tem interesse ou não.

A partir do momento da notificação, visitas poderão ocorrer no imóvel, desde que tenham sido previamente combinadas com o inquilino.

Alguém realmente gostou do imóvel e quer comprá-lo? Tudo bem. A partir da apresentação do Registro ou Compromisso de Compra e Venda devidamente assinado pelas partes (Vendedora e Compradora), verificaremos com o novo proprietário se ele tem interesse em manter o contrato de locação, desde que respeitadas as determinações da Lei do Inquilinato. Em caso de negativa, o novo proprietário deverá assinar uma Notificação chamada de "Denúncia da Locação" e o inquilino terá 90 dias para desocupar o imóvel, a partir do recebimento da comunicação.

Um outro ponto importante de destacar a você é que, desejando vender o imóvel durante o período da locação, em virtude do direito de preferência (que já mencionamos acima), este será oferecido ao locatário pela imobiliária, que terá direito de receber comissão de 6% (seis por cento) sobre o valor total da transação se o imóvel for vendido ao locatário, seus parentes, fiadores ou terceiros aproximados pela contratada. Essa etapa de oferta de venda ao atual inquilino é indispensável.

Caso o imóvel não seja oferecido à venda ao locatário, nos cabe alertar que o proprietário poderá arcar com as responsabilidades legais vigentes.

Se você estiver buscando um imóvel para comprar, não deixe de conferir nosso site!

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Motivos para escolher a Casarão

Fundada em 1974, a Casarão Imóveis é uma das maiores imobiliárias do estado. Atuar por tanto tempo nesse setor nos trouxe um profundo conhecimento no mercado imobiliário.

Nossa principal característica é o relacionamento próximo e humano que mantemos com os clientes. Isso é fruto da compreensão de que um bom atendimento faz toda a diferença na hora de negociar um imóvel e fidelizar um cliente. Cada passo, de cada processo, é pensado para facilitar a vida de inquilinos e proprietários. Por isso estamos sempre investindo em tecnologia e inovação.

As facilidades são inúmeras: atendimento multicanal, site intuitivo, responsivo e alinhado com as mais novas tecnologias, aplicativo para busca de imóveis, visita virtual, diversidade nas formas de fiança, agilidade na aprovação de crédito, assinatura digital e muito mais.

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  • Fotos profissionais dos imóveis na comercialização;
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  • Atendimento exclusivamente direcionado a comercialização do imóvel;
  • Responsabilidade pelo pagamento das taxas (IPTU, Água e Condomínio) *mediante ressarcimento;
  • Vistoria minuciosa do imóvel, com fotos e descrição completa de todas as peças feita por uma empresa parceira especializada;
  • Horário de funcionamento diferenciado (sem fechar ao meio-dia e com plantão de locações nos sábados);
  • Atendimento omnichannel (todos canais, WhatsApp, Telefone, E-mail, presencial e redes sociais);
  • Visita virtual para o inquilino;
  • Assinatura do contrato de administração de forma digital;
  • Várias formas de fiança disponíveis, inclusive com aluguel garantido (o verdadeiro Aluguel Sem Fiador);
  • Suporte para manutenção do imóvel durante a locação;
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  • Antecipação de recebíveis da locação (com as melhores taxas do mercado).

Inquilinos e fiadores:

  • APP e sistema web exclusivo para o cliente online - Casarão Digital;
  • Débito em conta (BB, Caixa, Sicredi, Banrisul e Itaú);
  • Agilidade na confecção do contrato, vistoria e na liberação das chaves em média em até 48 horas corridas;
  • Suporte e intermediação para manutenção e reparos do imóvel durante a locação;
  • Vistoria minuciosa do imóvel, com fotos e descrição completa de todas as peças *direito de ressalva no período de 7 dias úteis através de QR code;
  • Atendimento omnichannel (todos canais, WhatsApp, Telefone, E-mail, presencial e redes sociais);
  • Contrato assinado por meio digital;
  • Várias formas de fiança disponíveis, inclusive com aluguel garantido (o verdadeiro Aluguel Sem Fiador);
  • Aluguel sem fiador;
  • Parcelamento de boleto em até 21x;
  • Pagamento via cartão de crédito em modalidades específicas.
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