Ícone do site Blog da Casarão

Dicas de limpeza doméstica: confira 5 dicas para facilitar a faxina

A faxina é aquele momento que ninguém gosta e a maioria procrastina, mas do qual não dá pra fugir pra sempre. Para tornar a tarefa menos incômoda, temos algumas dicas de limpeza doméstica que podem ajudar.

Como a atividade — esfregar um rejunte, passar um pano no chão e tirar o pó, por exemplo — não é das mais agradáveis, o risco é ir adiando a limpeza até que a casa esteja muito suja e bagunçada.

Por isso, começamos o post esclarecendo um princípio muito importante: é bem mais fácil manter uma casa que já está limpa nesse estado do que limpar um lugar que implora por uma faxina.

Isso quer dizer que, na próxima vez que você notar alguma coisa um pouquinho suja ou fora do lugar no seu lar, lembre-se do efeito bola de neve e tente não deixar passar — mesmo que não esteja incomodando no momento.

5 dicas de limpeza doméstica

A seguir, confira uma seleção com 5 recomendações para organização da rotina de limpeza e também algumas dicas práticas para a hora da faxina.

1. Crie um sistema

Fazer um cronograma é agendar datas e horários para a realização de tarefas. Por exemplo: no sábado, dia 15/10, às 10h, vou limpar as janelas.

Para transformar essa informação em um cronograma, basta agendar outras tarefas da mesma categoria no mesmo lugar: pode ser uma agenda em papel, um calendário, uma planilha no Excel ou um aplicativo no celular.

Aí você pode pensar: mas por que tanto trabalho para marcar uma atividade que eu nem gosto de realizar?

Justamente por isso. Ao fazer um cronograma, aumentam as chances de você encarar a faxina como um compromisso e parar de empurrá-la com a barriga.

2. Considere a sua rotina

Na hora de fazer o cronograma de limpeza doméstica, seja realista. Se durante a semana seu tempo é curto em função de trabalho e/ou estudos, não é uma boa ideia agendar um monte de tarefas em um dia só.

Nesse caso, pense no que é possível fazer. Se tirar o pó dos móveis da sala demora 15 minutos, por exemplo, essa é uma tarefa que pode ser encaixada facilmente em um dia corrido — e é uma coisa a menos para o dia da limpeza mais pesada.

3. Priorize

Algumas tarefas devem ser realizadas preferencialmente todos os dias, como lavar a louça, tirar o lixo e separar as roupas sujas para lavagem.

Já a troca das toalhas e roupas de cama e a limpeza da privada não precisam ser feitas diariamente. Isso é priorizar.

Da mesma forma, se você vai tirar um dia para uma faxina mais pesada, vai precisar priorizar também. Um bom ponto de partida é tirar o pó dos móveis e depois do chão, com vassoura ou aspirador.

Na sequência, pode passar um pano úmido no chão. Pia, privada e chão do banheiro vêm por último e, se sobrar tempo, dê uma geral naqueles locais mais chatos de limpar, como o box do banheiro, rejuntes escurecidos, janelas e partes engorduradas do fogão.

4. Tenha os produtos certos

Uma das dicas de limpeza doméstica mais importantes é ter os equipamentos adequados a cada tarefa e a cada superfície. Isso ajuda bastante na eficácia da faxina.

Há, por exemplo, produtos ideais para a limpeza de superfícies de madeira ou laminadas. Já no banheiro, o ideal é aplicar desinfetantes com boa ação bactericida.

Outra dica é não usar o mesmo pano que limpa o banheiro para limpar a cozinha. Então você pode ter panos com cores diferentes para não se confundir.

5. Deixe a casa organizada

Esta não é exatamente uma dica de limpeza doméstica, mas ajuda bastante: deixar as coisas organizadas, no seu devido lugar, torna a faxina muito mais fácil.

Se você se acostumar a não guardar um objeto depois de usá-lo, em pouco tempo a casa ficará uma bagunça. E aí são dois trabalhos: arrumar e depois limpar.

Quer dicas para facilitar a arrumação da casa? Você encontra em algumas séries que recomendamos no post Séries sobre casas: dicas de programas para renovar o seu imóvel.

Se você é um jovem estudante que divide o apartamento, é importante saber dividir bem as tarefas de faxina, além de outros pontos que você confere no post 7 mandamentos para conviver com seu colega de apê.

Tem alguma dica de limpeza doméstica que ficou de fora? Comente a seguir!

Sair da versão mobile