Quando o inquilino recebe as chaves do imóvel, é difícil conter a euforia. Ele pensa logo em convidar os amigos para conhecer seu novo lar e já começa a trabalhar na decoração para deixá-lo com a sua cara.
O problema é quando essa empolgação o faz ser relapso em uma etapa muito importante: a vistoria. A não ser que o imóvel acabe sendo comprado, um dia o contrato de aluguel vai se encerrar, e o proprietário terá de receber seu bem nas mesmas condições em que o cedeu.
É justamente para isso que serve a vistoria. Só que ela não é uma garantia apenas para o proprietário — é também para o inquilino. Se o processo for feito com a devida atenção, ele não será cobrado por possíveis danos anteriores ao seu ingresso no imóvel.
O que é vistoria
Vistoria é um processo que ocorre na entrega das chaves de um imóvel alugado. O inquilino recebe o termo de vistoria, um documento em que são listadas detalhadamente as condições do imóvel e itens (móveis, utensílios, aparelhos, etc.) que nele se encontram. Esse termo integra o contrato de aluguel.
O que é ressalva da vistoria
Ressalva da vistoria é o ato de contestar um possível desencontro entre o que consta no termo de vistoria e as reais condições do imóvel.
Imagine que, de acordo com o termo de vistoria, as paredes da sala do imóvel são amarelas e a pintura está em bom estado. Só que, na realidade, elas estão manchadas ou pintadas de outra cor.
Nesse caso, deve ser feita a ressalva da vistoria, ou seja, entra-se em contato com a imobiliária, comunica-se o que tem de diferente em relação à descrição do documento e o que foi observado.
Após a entrega das chaves, há um prazo de sete dias úteis para a ressalva ser registrada. Passado esse período, o inquilino perde o direito de alterar o termo de vistoria.
Voltando ao exemplo anterior, se o prazo for perdido, isso quer dizer que, antes de desocupar o imóvel, o inquilino terá de deixar as paredes da sala na cor amarela e em bom estado, mesmo alegando que não foi assim que o recebeu.
Vistoria na Casarão Imóveis
A Casarão Imóveis conduz o processo de vistoria com seriedade, para que tanto proprietário quanto inquilino saiam satisfeitos. Desde 2019 a Rede de Vistorias assumiu o processo, garantindo qualidade e imparcialidade na realização dos relatórios sobre características, estado e conservação dos imóveis
A ressalva na vistoria é realizada através de um QR CODE disponibilizado no contrato de locação. O código direciona o novo inquilino para a plataforma da terceirizada para registro dos itens observados.
Além do parecer com os detalhes do imóvel, a plataforma da Rede de Vistorias permite anexar fotos, uma maneira de facilitar a análise.
Com essa minúcia, é difícil que aconteça uma discrepância grande, como no exemplo das paredes de cor diferente. Mas pequenas divergências podem ocorrer, e é por isso que recomendamos a máxima atenção na vistoria e o cuidado para não perder o prazo da ressalva.
Basta seguir estes passos:
- Confira atentamente a vistoria e confronte os itens que constam nela com o estado real do imóvel.
- Além de contestar as informações descritas no termo, veja se há possíveis danos (em portas, fechaduras, chão, paredes, móveis, etc.) não listados.
- Registre os apontamentos na plataforma da Rede de Vistorias em até 10 dias (com testes elétricos).
Como ocorre a entrega das chaves
E depois, no momento de se despedir do imóvel? O termo de vistoria assinado pelo inquilino é resgatado e é feita uma avaliação para determinar se as condições do imóvel na devolução são as mesmas registradas no início do contrato.
O processo completo é o seguinte:
- Comunique a imobiliária que está deixando o imóvel.
- Dependendo do prazo estabelecido no contrato, pode haver a cobrança de multa rescisória ou aviso de 30 dias.
- Após a comunicação, agende o horário para entrega das chaves;
- Se houver necessidade de reforma para atender às condições que constam no termo de vistoria, ela deve ser feita no prazo de 30 dias.
- Não sendo possível realizar a adequação no período estipulado, deve ser feito um novo comunicado de entrega, para prorrogar o prazo por mais um mês.
- A taxa de vistoria será adicionada ao último do boleto da locação.
Ficou com alguma dúvida? Acesse a página de contato e confira nossa lista de telefones, ou então mande uma mensagem por e-mail, selecionando o setor de Vistorias no formulário.
Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo 🙂