Ícone do site Blog da Casarão

Alugar direto com proprietário vale mesmo a pena?

É recorrente, entre futuros inquilinos, o desejo de alugar direto com proprietário. Desse jeito, elimina-se o intermediário e lida-se somente com o dono do imóvel. A intenção é simplificar e, ao mesmo tempo, ter mais flexibilidade para definir questões relacionadas ao aluguel.

Alugar direto com proprietário é também uma maneira de fugir da burocracia, especialmente no que se refere à fiança. Muitas pessoas não encontram alguém que cumpra todos os requisitos e aceite ser seu fiador. Geralmente, exige-se dele pelo menos um imóvel quitado em seu nome e uma renda de algumas vezes o valor do aluguel.

Existem alternativas ao fiador, como o seguro fiança. Mas elas costumam tornar o custo final para o inquilino mais alto. Em tempos de grande instabilidade econômica, sabemos que o orçamento das famílias é apertado e, portanto, qualquer despesa a mais faz uma grande diferença.

Falando em valores, eis outro fator, talvez o principal, que leva as pessoas a procurarem opções de aluguel direto com proprietário: o preço. Sem o intermediário, espera-se que o aluguel seja mais barato. Muitas vezes, isso é verdade. Mas você precisa tomar cuidado e se certificar de que esse é o caso do imóvel que está considerando alugar.

Nem sempre o locador tem bom senso ou critérios racionais para definir o preço que cobra para alugar seu imóvel. Então, se você fechar o negócio somente porque conseguiu um acordo direto com o proprietário, pode estar pagando um valor acima do que é praticado no mercado.

Além disso, os reajustes são transparentes e muito claros com a imobiliária. É utilizado o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), então o valor só aumenta conforme esse indicador. Já o proprietário novamente usa critérios subjetivos ao definir um novo valor de aluguel, geralmente ignorando completamente os índices de inflação do país.

Qual a vantagem de alugar por meio de uma imobiliária?

Já que acabamos de falar na questão financeira, a imobiliária sempre orienta seus clientes proprietários a estabelecerem um preço justo, compatível com o mercado. Então você não correrá o risco de pagar um valor maior do que deveria. Mas a principal razão para você evitar o aluguel direto com proprietário está na segurança.

A imobiliária tem toda a experiência para fazer um contrato de aluguel que contemple os direitos e deveres tanto do proprietário quanto do inquilino. Sempre respeitando a Lei do Inquilinato. Há regras, por exemplo, sobre as condições para que o dono tenha o imóvel de volta para si, que precisam ser respeitadas, de modo que o locatário não seja prejudicado.

Além disso, ao ter uma imobiliária fazendo a mediação, evita-se desgastes desnecessários entre as duas partes. Ao alugar direto com proprietário, pode haver discussões sobre reajuste nos valores ou responsabilidade por determinada questão do imóvel. Com a imobiliária, há pessoas dedicadas a resolver possíveis impasses com o máximo profissionalismo.

Aluguel sem fiador resolve seu problema

Por fim, mas não menos importante: como fica a questão da fiança? Se os argumentos expostos acima o convenceram de que o serviço da imobiliária é importante, mas você ainda não tem alguém para servir de fiador, não se preocupe. Pesquise as opções da Casarão Imóveis com a modalidade de aluguel sem fiador

Exatamente, você poderá alugar um imóvel sem precisar apresentar um fiador e sem nenhum custo adicional. A garantia para o proprietário fica por conta de um seguro fiança, mas não é o inquilino quem paga por ele. Isso acontece graças a uma parceria entre a Porto Seguro, a Casarão Imóveis e o proprietário. A oferta é válida para imóveis residenciais somente e para entender como ele funciona, leia esse post.

Veja um depoimento de quem já alugou sem fiador:

Se você quer alugar um imóvel com toda a segurança que apenas uma imobiliária de tradição e confiança proporciona, confira as opções disponíveis na busca do site da Casarão Imóveis. Ficou com alguma dúvida sobre nossos serviços? Deixe um comentário abaixo ou fale conosco.

Sair da versão mobile